PROJETO OPORTUNIDADES ESPECIAIS, ASSISTA E CONHEÇA!

Como anunciar vagas para Pessoas com Deficiência.

A forma como a vaga é divulgada é o primeiro passo para o sucesso. Então, fique atento aos detalhes e seja objetivo.

Quando o assunto é contratação de Pessoas com Deficiência a captação de currículos lidera a lista de problemas a serem resolvidos. Muitas empresas reclamam que simplesmente não conseguem atingir o público com deficiência, ainda que publiquem anúncios em vários meios de comunicação e por um longo espaço de tempo. Vários motivos podem justificar a dificuldade, entre eles a forma como o anúncio é estruturado. Vejamos:

1 – Sempre identifique que a vaga é destinada à Pessoas com Deficiência.
Infelizmente muitas pessoas com deficiência não se candidatam a vagas generalizadas. Algumas entendem que só devem se candidatar quando existe a especificação.

2- Nunca diga frases generalistas em relação ao perfil.
Exemplo: Vagas para TODOS os cargos. Isso faz com que o candidato não se identifique com a oportunidade. Então, sempre descreva os cargos.
Podemos partir do seguinte principio: "Não existe vaga para deficiente, porque deficiência não é profissão. " (Autor desconhecido). Então, a sua vaga é para atendente, garçom, contador, etc...
Ao ler a descrição do perfil o profissional com deficiência percebe que você realmente tem uma oportunidade, em que ele se enquadra ou não. Frases generalistas podem transmitir a idéia que o objetivo é simplesmente cumprir a cota, o que pode até influenciar na credibilidade do candidato para com a sua empresa.

3- Identificar quais deficiências você pode oferecer vagas.
Esta é outra forma de auxiliar para uma pré-triagem. Pois, permite à Pessoa com Deficiência saber se pode ou não concorrer vaga.

Mas devemos ficar atento, pois este item não é tão simples.
Você pode eliminar possibilidades de contratar pessoas que teriam como desenvolver a tarefa, desde que fosse ofertado suportes que ajudam a eliminar as barreiras.

Exemplo: Um setor financeiro considera que não pode contratar uma pessoa com baixa visão. Partindo do principio que o material impresso, manuseado na rotina do trabalho, tem uma letra pequena. Porém, existe um mouse que transcreve do papel para o computador as informações contidas no documento, que aparecem na tela com letras ampliadas. A operacionalização é simples. Basta passar o mouse sobre aquilo que se quer ampliar.

Só divulgue a impossibilidade de contratar pessoas com determinados tipos de deficiência se tiver plena certeza do fato. Por exemplo, não há como contratar pessoas surdas para vagas de telemarketing receptivo de hospital.

compartilhe no facebook