PROJETO OPORTUNIDADES ESPECIAIS, ASSISTA E CONHEÇA!

Acessibilidade – Um investimento que pode surpreender.

É comum pensar que os gastos para a promoção da acessibilidade beneficiam apenas o funcionário com deficiência, o que consideramos pertinente, em alguns casos. Porém, com um pouco de criatividade, podemos utilizar a tecnologia em prol de todos, o que minimiza o custo do produto, se considerarmos a ampliação da qualidade e do escopo de atuação, de parte considerável, ou até mesmo, de toda equipe.

Desta forma, esse mês, escolhemos divulgar um scanner, Esse, além de ampliar o conteúdo digitalizado, permite a edição do texto e transformação do conteúdo em áudio, disponibilizando teclas de acesso rápido para manuseio do material produzido. Eis então um perfeito exemplo de tecnologia assistiva que não fica restrita às pessoas com deficiência, podendo ser utilizada de diversas maneiras para diferentes funções. Transformar textos técnicos em áudio, por exemplo, colabora não apenas para as atividades desenvolvidas por funcionários cegos.

Mediante este argumento, consideramos que fica mais plausível pleitear a compra de produtos como estes. Além disto, demostrar os benefícios da tecnologia pode se configurar um instrumento de sensibilização. Pois, funcionários sem deficiência tendem a identificar que quando a acessibilidade é promovida a pessoa poderáproduzir com qualidade, independente da sua limitação.

O Scanner em questão tem o custo médio de R$2.200,00. Dentre suas principais funções, encontramos: Voz Natural; Ferramenta de Ampliação; Todos os itens digitalizados podem ser salvados no formato pdf; texto Editável; contraste de cores; zoom; arquivos em áudios com repetição, conforme desejo do usuário. Mesmo que não seja considerada pertinente a compra do mesmo, quanto mais tecnologia conhecermos, mais compreenderemos sobre a relação inclusão laboral e tecnologias.

Scanner: Plustek BookReader V200

Mais informações em: www.plustek.com

compartilhe no facebook