PROJETO OPORTUNIDADES ESPECIAIS, ASSISTA E CONHEÇA!

Aprendiz - Possibilidades de Negociação.

A contratação de um jovem aprendiz com deficiência tem especificidades previstas na lei. Porém, isso não foi o suficiente para o desenvolvimento de uma cultura de contratação de aprendizes com deficiência.

Diante disto, o MTE desenvolveu um projeto para estimular a Contratação do público em questão. A partir deste, nasce a possibilidade do auditor, com a participação integral da empresa, desenvolver um TC (termo de compromisso) estipulando um cronograma que vise à contratação de aprendizes com deficiência e "interrompa" a fiscalização da contratação de funcionários com deficiência.

Não significa que não haverá auditorias, pelo contrário, o auditor irá verificar se o cronograma de execução tem sido cumprido. O objetivo é possibilitar que os aprendizes sejam os futuros funcionários e que a empresa descubra um novo caminho para a inclusão laboral.

Este "acordo" pode ser proposto pela empresa, mas caberá ao auditor, por ela responsável, analisar se é cabível, porém, o contrário também pode acontecer. O auditor identificar a possibilidade de desenvolver o projeto em uma determinada empresa, e esta negar sua participação.

Não há problemas ou penalidade em negar a proposta. Um dos itens de elegibilidade é que a empresa tenha uma cota alta para cumprir.

Então, se a sua empresa é grande e tem apresentado dificuldade para contratar pessoas com deficiência, que tal, pensar na aprendizagem como um caminho para solucionar a questão?
Os prazos e propostas são decididos em comum acordo e respeitando a realidade da empresa.

compartilhe no facebook