PROJETO OPORTUNIDADES ESPECIAIS, ASSISTA E CONHEÇA!

Vocês conhecem os Pintores com Boca e os Pés ?

A Associação tem providenciado uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos. Veja abaixo a entrevista que fizemos com Paola Manograsso, coordenadora da Associação Pintores com Boca e os Pés.

1 - Como nasceu a ideia?

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés foi fundada em 1956 por Erich Stegmann, um artista alemão que havia perdido o uso das suas mãos e passou a se dedicar à arte(pintura e escultura) feita com a boca. A partir daí ele passou a buscar outras pessoas que também eram impossibilitadas de usar suas mãos e que poderiam se dedicar à arte como meio de trabalho. E assim, Associação foi formada e tem providenciado, por mais de 50 anos, uma vida independente para artistas com esse tipo de deficiência física.

2 - Qual é o principal objetivo do trabalho da associação?

É dar a todos os artistas associados a ela a satisfação de poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade.

3 - De que forma os artistas se cadastram?

Eles devem submeter à diretoria da Associação algumas telas pintadas por eles (com a boca ou com o pé) e algumas documentações como: uma pequena biografia, fotos, atestado médico que comprove a deficiência física, etc. É feita uma entrevista pessoalmente com o artista e todas essas informações são avaliadas pela diretoria, que decide se o artista está apto a integrar o time da Associação.

>4 - Existe eventos anuais de exposição dos trabalhos?

Sempre participamos de eventos, exposições, feiras, etc...quando somos convidados. E de tempos em tempos (não anualmente) a própria Associação realiza alguns encontros e workshops com seus artistas.

5 - Existem artistas que trabalham do hospital?

No Brasil, há apenas uma artista que vive no hospital (HC em São Paulo). E é lá que ela realiza seus trabalhos.

6 - Algum dos artistas tem uma oficina fixa para ensinar ou expor?

A maioria dos artistas têm seu próprio ateliê em casa mesmo, por uma questão de comodidade. Alguns têm telas expostas, mas eles não dão aula de pintura. A maioria ainda têm aulas para aprimorar suas técnicas e adquirir outras novas.

7 - Existe algum evento internacional que reúna parte dos artistas?

Sim, mas não é um evento periódico, e é muito difícil conseguir reunir os artistas do mundo todo em um único evento. Em 2010, por exemplo, tivemos um evento na Argentina apenas para os artistas da América Latina.

8 - Em quantos países existe a Associação?

Em mais de 70 países.

9 - Quais são as produções dos artistas disponíveis para vendas pela Associação?

O negócio da Associação não é vender as telas, mas sim suas reproduções em forma de cartões, calendários, marcadores de livro, tags para presentes e outros produtos. Eventualmente, quando participamos de alguma exposição, os artistas que quiserem, podem disponibilizar algumas de suas obras para venda ao público.

10 - Como surgiu a ideia do calendário? Como é a organização e operacionalização para montar o calendário?

O calendário é uma peça que todo mundo usa e que costuma olhar todos os dias, Então, por que não produzir uma peça dessas com lindas obras de arte que venham nos inspirar a cada novo dia? Cada país escolhe as pinturas que mais aprecia para serem colocadas em cada mês do calendário. Assim, a arte do calendário é preparada com as reproduções (fotos) das telas selecionadas e enviada paraa gráfica para produção.

compartilhe no facebook